segunda-feira, 25 de abril de 2016

Frei Damião Bozzano: VIII. Confirmação ou Crisma


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VIII. Confirmação ou Crisma  
Frei Damião de Bozzano
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O CRISMA é um sacramento no qual pela imposição das mãos e a unção com o crisma, proferindo certas palavras sagradas, se comunica ao batizado o Espírito Santo, para que valorosamente confesse a sua fé.

O Crisma é um verdadeiro sacramento da Nova Lei.

I — Prova-se pela Sagrada Escritura.

Lemos, com efeito, nos Atos dos Apóstolos (8,12,17) que os Samaritanos, tendo recebido a palavra de Deus, foram batizados por Felipe; e os Apóstolos lhes enviaram Pedro e João, os quais, assim que chegaram, oraram por eles, afim de que recebessem o Espírito Santo, porque este ainda não tinha descido sobre nenhum deles, mas tinham sido somente batizados em nome do Senhor Jesus. Em seguida lhes impuseram as mãos e eles receberam o Espírito Santo.

Do mesmo modo São Paulo, vindo a Éfeso, batizou em nome de Jesus, discípulos de S. João e "neles impôs as mãos, para que o Espírito Santo baixasse sobre eles". (Atos 19, 5-6).

Temos aqui — a) um sinal, um rito sagrado realizado pelos Apóstolos: a imposição das mãos; b) produtivo da graça, pois a esta imposição se seguiu a descida do Espírito Santo; c) um sinal instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, pois em coisa tão importante e fundamental os Apóstolos não agiam certamente conforme a sua vontade, mas em nome de Jesus, assim como na administração do batismo e na remissão dos pecados.


Portanto fala aqui a Sagrada Escritura de um Sacramento, visto que um Sacramento, como dissemos em outro capítulo, é um sinal sagrado, produtivo da graça, instituído por Nosso Senhor.

Ora, este Sacramento não é o batismo, pois os Samaritanos, a que S. Pedro e S. João impuseram as mãos, já tinham sido batizados por S. Felipe e os de Éfeso, antes de receberem a imposição das mãos por S. Paulo, foram por este batizados.
Tão pouco pode ser a ordenação sacerdotal, como alguns supuseram, pois entre os que receberam este Sacramento em Samaria, havia também mulheres e as mulheres não podem ser ordenadas.

Logo é o sacramento da Confirmação ou Crisma.

Obj. — A imposição das mãos era empregada para dar os carismas extraordinários do Espírito Santo, tais como o dom dos milagres e da profecia, o dom das línguas, etc.

Resp. — A imposição das mãos era feita principalmente, para que os fiéis recebessem o Espírito Santo, que Jesus prometeu dar a todos os que cressem Nele. (Jo 7, 38).

Nos primeiros tempos, à imposição das mãos, se seguiam frequentemente estes prodígios, porque eram necessários para a conversão do mundo. Agora, que temos tantas provas da verdade da nossa santa religião, os milagres não são necessários. Mas o dom do Espírito Santo, que fortificava os primeiros cristãos e os tornava capazes de fazer qualquer sacrifício antes que perder a fé, ainda hoje é necessário para os fiéis.

Por isso a imposição das mãos, que é justamente o Sacramento que nós chamamos — Crisma — ainda hoje continua e continuará até o fim dos séculos.

II — Prova-se pela Tradição.

Os Padres da Igreja, falam desta imposição das mãos para a vinda do Espírito Santo, como de verdadeiro Sacramento.
Tertuliano (II século) diz: "Depois do batismo impõem-se as mãos para a bênção, se invoca e convida o Espírito Santo". (Livro sobre o Batismo, c. VIII)

S. Cipriano (III século) na sua Epístola a Jubaiano, referindo-se ao texto dos Atos dos Apóstolos (8, 14) diz: "O que faltou do Batismo administrado por Felipe, isto foi feito por Pedro e João... Isto se faz também entre nós, para que os que são batizados, por nossa, oração e imposição das mãos, consigam o Espírito Santo".

S. Cirilo (IV século), explicando o catecismo aos catecúmenos, diz: "Enquanto se faz uma unção visível sobre o corpo, a alma é santificada pela operação interior do Espírito Santo".

Também Sto. Agostinho (V século), assim se exprime no seu livro contra Petiliano:

"O Sacramento do Crisma não é inferior em santidade ao próprio Batismo.

Por tudo o que acabamos de dizer fica suficientemente provado que o Crisma é um Sacramento e que os protestantes, rejeitando-o dão prova duma grande presunção, porque negam uma doutrina que é claramente ensinada pela Sagrada Escritura e admitida pelos cristãos de todos os tempos.
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Autor: Frei Damião Bozzano, Missionário Capuchinho: Em Defesa da Fé.
Imprimatur: Frei Otávio de Terrinca, ofmcap - 20/08/1953
Editora: Paulinas - 3 Edição - 1955

Fonte
Livro(PDF): Frei Damião - Em Defesa da Fé <http://alexandriacatolica.blogspot.com.br/2014/04/o-peregrino-de-deus.html>

Para citar
BOZZANO, Frei Damião. Em Defesa da Fé: VIII. Confirmação ou Crisma. Disponível em < http://amigos-catolicos-evangelizadores.blogspot.com/2016/04/frei-damiao-bozzano-viii-confirmacao-ou-crisma.html> Desde 25/04/2016.

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