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O Sacramento
da Confirmação - I
Dom Henrique Soares da
Costa, Bispo de Palmares (PE).
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No artigo passado terminamos nossa exposição
sobre o Batismo. Vimos que neste sacramento somos mergulhados no Espírito do
Cristo ressuscitado. Este Espírito nos cristifica e nos dá uma vida nova, a
vida do Ressuscitado, aquela vida plena que a Escritura chama de eterna, porque
é a vida do próprio Eterno, que é Deus. Também já vimos que, habitados pelo
Espírito de Amor, Espírito que é o Amor do Pai e do Filho, somos feitos templos
da Trindade Santa. Vamos agora tratar de um outro sacramento, o segundo dos
três que constituem a iniciação cristã. Trata-se do sacramento da Confirmação.
Desde os primórdios a Igreja conhece ainda um
outro sacramento, intimamente ligado ao Batismo, denominado Crisma ou
Confirmação. Em que consiste este sacramento? Qual seu significado? Qual sua
fundamentação bíblica? É destas questões que trataremos a partir de agora.
Comecemos com o Catecismo da Igreja Católica,
que ensina: ”A Confirmação aperfeiçoa a graça batismal; é o sacramento que dá o
Espírito Santo para enraizar-se mais profundamente na filiação divina,
incorporar-nos mais firmemente a Cristo, tornar mais sólida a nossa vinculação
com a Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da
fé cristã pela palavra, acompanhada das obras”. Vale a pena, antes de mais nada,
analisar estas palavras acima.
São ditas duas coisas importantes a respeito da Confirmação: ela aperfeiçoa a graça batismal e é o sacramento que dá o Espírito Santo. Ora, será que a graça batismal é imperfeita? Mais ainda: o Batismo já não nos deu o Espírito? Não é no Espírito do Cristo ressuscitado que fomos mergulhados no santo Batismo? Além do mais, como já expliquei na introdução aos sacramentos, todo e cada sacramento nos dá o Espírito Santo e somente no Espírito pode haver sacramento! Então, como compreender estas afirmações do Catecismo?
Afirma-se que a Crisma aperfeiçoa a graça
batismal no sentido de torná-la madura, plenamente desenvolvida. Vejamos bem.
No Batismo nós recebemos o Espírito do Cristo ressuscitado; ele nos é dado como
vida divina, vida nova, vida eterna que faz de nós uma nova criatura. Procure
reler tudo quanto dissemos sobre isso ao expor o sacramento do Batismo. Ora,
esta vida não é algo estático, parado, congelado; como toda vida, ela vai
crescendo sempre mais em nós, vai nos configurando cada vez mais ao Cristo
Jesus. O sacramento da Confirmação é o sacramento que leva esta vida recebida
no Batismo à sua maturidade. Na Crisma o Espírito que nos tinha sido dado como
vida, nos é dado como força divina, força que nos dá a capacidade de
testemunhar Jesus, de anunciar o Evangelho e assumir ativamente nosso lugar na
Comunidade eclesial. Por isso mesmo diz-se que a Confirmação confirma o
Batismo! Não é que este seja incompleto e necessite ser completado; o sentido é
outro: a Confirmação nos dá a graça da maturidade cristã, de tal modo que a
vida nova recebida no Batismo pode e deve agora, com a Crisma, ser testemunhada
e transbordada para os outros com a graça deste sacramento. Em outras palavras:
enquanto no Batismo a vida recebida é graça que nos renova e transforma, na
Confirmação esta mesma vida é dom que devemos testemunhar e partilhar! Por isso
mesmo o crismado deve estar consciente do seu lugar na Comunidade eclesial e do
seu dever de testemunhar o Cristo sendo, como se diz, um soldado de Cristo!
Aqui convém eliminar logo um mal entendido. Em
geral se afirma que a Confirmação é o sacramento da maturidade cristã e
confirma o Batismo porque recebemos este quando criancinha e aquele quando
jovem que já sabe o que quer. Não é bem assim! A maturidade que a Crisma nos dá
não é a maturidade psicológica; é a maturidade espiritual. Em outras palavras:
se uma criancinha for batizada e crismada seu “organismo espiritual”, sua
estrutura cristã já recebeu a maturidade!
Então, que fique bem claro: a Confirmação nos
concede uma graça distinta do Batismo. Sem este sacramento não há maturidade na
vida cristã! Por isso mesmo, rigorosamente falando, todo aquele que assume
qualquer trabalho na Comunidade deve ser crismado!
Há ainda uma outra distinção importante no modo
de agir do Espírito no Batismo e na Confirmação. No Batismo o Espírito nos é
dado como Espírito que tornam o Pai e o Filho presentes em nós, fazendo-nos,
assim, templos da Trindade. Na Confirmação, ao invés, o Espírito dá-nos algo
que é próprio dele como Terceira Pessoa da Trindade: a força, a coragem, o
ânimo, o vigor, a doçura para testemunhar o Senhor Jesus. A fé da Igreja
exprimiu isso muito bem com a imagem dos dons do Espírito!
Agora podemos entender porque o Catecismo fala,
no texto acima citado, numa mais profunda incorporação a Cristo: é que com a
Confirmação o Espírito nos une ao Cristo na sua missão de sacerdote, profeta e
rei, para que nós sejamos na Comunidade eclesial e no mundo continuadores de
sua missão. Releia o texto do Catecismo que citei acima. Agora penso que tenha
ficado bem claro.
No próximo artigo continuaremos. Há muita coisa ainda a explicar sobre este sacramento. É necessário ainda fundamentá-lo biblicamente. Até lá!
No próximo artigo continuaremos. Há muita coisa ainda a explicar sobre este sacramento. É necessário ainda fundamentá-lo biblicamente. Até lá!
Fonte:
Dom
Henrique Soares da Costa. O Sacramento da Confirmação - I. Disponível em <
http://domhenrique.com.br/index.php/sacramentos/confirmacao/176-o-sacramento-da-confirmacao-i>
Desde 29 de Dezembro de 2008.
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