quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Artigo do Blog - O que é conversão?

------------------------------------------------------------------------------------
O que é conversão? Eis a grande questão!
Artigo do Blog | Por Thiago A. Borges de Azevedo
------------------------------------------------------------------------------------
Hoje tendemos a crer que conversão é nada mais que "aceitar Jesus", ler a Bíblia, decorar a Bíblia, ler a Patrística, decorar a Patrística, colocar uma saia comprida, banir o decote, colocar um terno e gravata, banir a bermuda, se tornar um evangelizador, ir na Missa todo Santo Domingo, comungar e fazer obras de caridade... Sim, tudo isso é bom e importante para os cristãos (com exceção do terno e gravata! rs), mas não é garantia de que uma pessoa está de fato convertida, pois e o vosso coração, como vai?

Conversão é acima de tudo interior e não exterior, conversão na verdade é conversão do coração e não de ações. Conversão é se abrir para Cristo, aceitar e crer na Verdade, amá-Lo sobre todas coisas e aprender a amar o próximo como a ti mesmo, como Cristo pediu. Aí sim, a partir da conversão do coração nossas ações mudam também. Isto é, o nosso coração transformado reflete nas nossas ações, passamos a ler Bíblia, decoramos algumas passagens da Bíblia, lemos os Padres de Igreja e decoramos alguns Padres da Igreja, vamos na Santa Missa todo o Domingo pois amamos a Cristo, Aquele que vamos comungar, e por amar também nossos irmãos fazemos o bem, a caridade, mas por amor e não por interesse. E também por amor a Deus aprendemos a nos vestir de forma adequada na Casa de Deus, de acordo com nossas condições, obviamente.

O mundo é dos espertos, mas o Céu é dos justos!

Não queiramos comprar o Céu com nossas ações sem termos de fato nos convertido interiormente, podemos acabar nos tornando "belíssimos sepulcros caiados", no momento em que abraçamos a Cristo exteriormente, mas não O levamos para dentro de nós para que Ele transforme nosso coração.

Busquemos a cada dia a conversão do coração para que, a partir de uma transformação dentro de nós, nossas ações exteriores também sejam transformadas. E nunca julgue que você já está salvo e despreocupado, sempre tenha a certeza de que você precisa se converter cada dia mais, lutando contra suas inclinações, contra os pecados, pois o ser humano é fraco e você pode cair a qualquer momento. Não acredite na ilusão de que só os outros caem, somos todos seres humanos, temos todos as mesmas fragilidades, quando lemos na Bíblia que é preciso perseverar até o fim para ser salvo, é justamente por que mesmo depois de convertidos é preciso lutar para permanecermos no caminho, pois enquanto estamos neste mundo estamos sujeitos a queda. E se cairmos nos levantemos com coragem, nos arrependamos de coração, voltemos para a Casa do Pai e recomecemos nossa jornada em busca da santidade de novo, até o fim.

Cuidado, a conversão é de coração, as mudanças exteriores em nossas ações devem ser consequência!

Para citar
BORGES, Thiago A. Artigo: O que é conversão? Eis a questão! Disponível em < https://amigos-catolicos-evangelizadores.blogspot.com/09/2016/0204.html > Desde 14/09/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário