Da malícia do pecado mortal
Filios enutrivi et exaltavi; ipsi autem
spreverunt me. Filhos criei e engrandeci-os; mas eles me desprezavam (Is 1,2).
PONTO I
Que faz aquele que comete pecado mortal?...
Injuria a Deus, desonra- o e, no que depende dele, cobre-o de amargura.
Primeiramente, o pecado mortal é uma ofensa
grave que se faz a Deus. A malícia de uma ofensa, diz São Tomás, se mede pela
pessoa que a recebe e pela pessoa que a comete. A ofensa feita a um simples
particular é sem dúvida um mal; mas constitui delito maior se é feita a uma
pessoa de alta dignidade, e muito mais grave quando visa o rei... E Quem é Deus?
É o Rei dos reis (Ap 17,14). Deus é a Majestade infinita, perante quem todos os
príncipes da terra e todos os santos e anjos do céu são menos que um grão de
areia (Is 40,15). Diante da grandeza de Deus, todas as criaturas são como se
não existissem (Is 40,17). Eis o que é Deus... E o homem, o que é?... Responde
São Bernardo: saco de vermes, pasto de vermes, que cedo o hão de devorar. O
homem é um miserável que nada pode, um cego que nada vê; pobre e nu, que nada
possui (Ap 3,17). E este verme miserável se atreve a injuriar a Deus? exclama o
mesmo São Bernardo. Com razão, pois, afirma o Doutor Angélico, que o pecado do
homem contém uma malícia quase infinita1.
Por isso, Santo Agostinho chama,
absolutamente, o pecado mal infinito.
Daí se segue que todos os homens e todos os
anjos não poderiam satisfazer por um só pecado, mesmo que se oferecessem à
morte e ao aniquilamento. Deus castiga o pecado mortal com as penas terríveis
do inferno; contudo, esse castigo é, segundo dizem todos os teólogos, citra
condignum, isto é, menor que a pena com que tal pecado deveria ser castigado.
E, na verdade, que pena bastará para castigar
como merece um verme que se rebela contra seu Senhor? Somente Deus é Senhor de
tudo, porque é o Criador de todas as coisas (Et 13,9). Por isso, todas as
criaturas lhe devem obediência. “Obedecem-lhe os ventos e os mares” (Mt 9,27).
“O fogo, o granizo, a neve e o gelo”... executam suas ordens (Sl 148,8). Mas o
homem, quando peca, que faz senão dizer a Deus: Senhor, não quero servir-te (Sm
2,20).
O Senhor lhe diz: “Não te vingues”, e o homem
responde: quero vingar-me. “Não te aposses dos bens alheios”, e deseja
apoderar-se deles. “Abstém-te do prazer impuro”, e não se resolve a privar-se
dele.
O pecador fala a Deus do mesmo modo que o
ímpio Faraó, quando Moisés lhe comunicou a ordem divina de que desse liberdade
ao povo de Israel. Aquele temerário respondeu: “Quem é o Senhor, para que eu
obedeça à sua voz?... Não conheço o Senhor” (Êx 5,2). O pecador diz a mesma
coisa: Senhor, não te conheço; quero fazer o que me agrada.
Em suma: na presença de Deus mesmo lhe falta
o respeito e se afasta dele e nisto consiste propriamente o pecado mortal: o
ato com que o homem se alheia de Deus. Disto se lamentava o Senhor, dizendo:
Ingrato foste, “tu me abandonaste”; eu jamais quisera apartar-me de ti; “tu me
voltaste as costas” (Sm 15,6).
Deus declarou que aborrece o pecado, de modo
que não pode deixar de aborrecer a quem o comete (Sb 14,9). Quando o homem
peca, ousa declarar-se inimigo de Deus e combate frente a frente contra Ele (Jo
12,25). Que dirias de visses uma formiga a lutar com um soldado?...
Deus é esse onipotente Senhor, que, com um
ato de sua vontade, arrancou do nada o céu e a terra (2Mc 7,28). E, se
quisesse, por um sinal seu, poderia aniquilá-los (2Mc 8,18). O pecador, quando
consente no pecado, levanta a mão contra Deus, e “com colo erguido”, isto é,
com orgulho, corre a insultar a Deus; arma-se de grossa cerviz (Jo 15,25)
(símbolo de ignorância), e exclama: “Que grande mal é o pecado que fiz?... Deus
é bom e perdoa aos pecadores...” Que injúria! que temeridade! que cegueira tão
grande!
AFETOS E SÚPLICAS
Eis-me aqui, meu Deus! A vossos pés está o rebelde
temerário, que tantas vezes em vossa presença se atreveu a vos injuriar e a vos
voltar as costas, mas agora implora a vossa piedade. Vós, Senhor, dissestes:
Clama a mim e te ouvirei (Jr 33,3). Reconheço que o inferno é pouco castigo
para mim; mas sabeis que tenho maior dor de vos ter ofendido, ó Bondade
infinita, que se tivesse perdido tudo o que me pertence, sem excetuar a vida.
Perdoai-me, Senhor, e não permitais que vos torne a ofender. Haveis esperado
por mim, a fim de que vos amasse 48 e bendissesse para sempre vossa
misericórdia. Oh! sim, eu vos amo e bendigo, e espero que, pelos merecimentos
de meu Senhor Jesus Cristo, nunca mais me separarei do vosso amor. Ele me
livrará do pecado no futuro. Dou-vos mil graças pelas luzes e pelo desejo que
me dais de amar-vos sempre. Tomai posse de todo o meu ser, alma, corpo,
faculdades, sentidos, vontade e liberdade. Sou vosso, salvai-me (Sl 118,94).
Sois o único Bem, o único Amável, sede meu
amor. Dai-me fervor vivíssimo no nosso amor, pois, já que tanto vos ofendi, não
me pode bastar o amor simples, mas um desejo de amar-vos muito a fim de
compensar as ofensas que vos fiz. De vós, que sois onipotente, espero
alcançá-lo... Também, ó Maria, o espero das vossas orações, que são onipotentes
junto de Deus.
PONTO II
O pecador não só ofende a Deus, mas também o
desonra (Rm 2,23). Com efeito, renunciando à graça divina por um miserável
prazer, menospreza e rejeita a amizade de Deus. Se o homem perdesse esta soberana
amizade para ganhar um reino ou ainda o mundo inteiro, não há dúvida que faria um
mal imenso, pois a amizade de Deus vale mais que o mundo e que mil mundos. E
por que será que se ofende a Deus? (Sl 10,13). Por um punhado de terra, por um
ímpeto de ira, por um prazer brutal, por uma quimera, por um capricho (Ez
13,19). Quando o pecador começa a deliberar consigo mesmo se deve ou não dar consentimento
ao pecado, toma, por assim dizer, em suas mãos, a balança e se põe a considerar
o que pesa mais, se a graça de Deus ou a ira, a quimera, o prazer... E quando,
por fim, dá o consentimento, declara que para ele vale mais aquela quimera ou
aquele prazer que a amizade divina. Vede, pois, como Deus é menosprezado pelo
pecador. Davi, ao considerar a grandeza e majestade de Deus, exclamava:
“Senhor, quem há que vos seja semelhante? (Sl 34,10). Mas Deus, ao contrário,
vendo- se comparado pelos pecadores a uma satisfação vilíssima e posposto a
ela, lhes diz: “A quem me comparastes e igualastes”? (Is 40,25).
De modo que, exclama o Senhor: vale aquele
prazer mais que minha graça? (Ecl 23,35). Não terias pecado, se soubesses que
ao cometê-lo perderias uma das mãos, ou dez escudos, ou menos talvez. Assim,
diz Salviano, só Deus parece tão vil a teus olhos que merece ser posposto a um
ímpeto de cólera, a um gozo indigno.
Além disso, quando o pecador, para satisfazer
qualquer paixão, ofende a Deus, converte em sua divindade essa paixão, porque
nela põe o seu último fim. Assim diz São Jerônimo: “Aquilo que alguém deseja,
se o venera, é para ele um Deus. Vício no coração é ídolo no altar.” Do mesmo
modo diz São Tomás: “Se amas os prazeres, estes são teu Deus”. E São Cipriano:
“Tudo quanto o homem antepõe a Deus, converte- o em seu Deus”. Quando Jeroboão
se revoltou contra o Senhor, procurou levar consigo o povo à idolatria, e,
apresentando os ídolos, disse-lhes: “Aqui estão, Israel, os teus deuses” (3Rs
12). De modo semelhante procede o demônio; apresenta ao pecador os prazeres e
lhe diz: “Que tens que ver com Deus?... Eis aqui o teu deus: é esta paixão,
este prazer. Toma-os e abandona a Deus”. É isto o que faz o pecador, dando o
seu consentimento: adora no seu coração o prazer em lugar de Deus. “Vício no
coração é ídolo no altar”. Se ao menos os pecadores não desonrassem a Deus em
sua presença!...
Mas injuriam-no e o desonram face a face, porque
Deus está presente em todos os lugares (Sm 23,24). O pecador o sabe. E, apesar
de tudo, atreve-se a provocar o Senhor na mesma presença divina (Is 65,3).
AFETOS E SÚPLICAS
Vós, Senhor, sois o bem infinito, e muitas
vezes vos hei preterido por vil prazer que, apenas gozado, logo desaparece. Mas
vós, apesar de vos ter desprezado, ofereceis-me agora o perdão, se o quiser
aceitar, e prometeis receber-me na vossa graça, se me arrepender de vos ter
ofendido. Sim, meu Senhor, dói-me de todo o coração tanta ofensa e detesto meus
pecados mais que todos os males. Retorno a vós e espero que me recebereis e me
abraçareis como a um filho. Agradeço-vos, ó infinita Bondade! Ajudai-me,
Senhor, e não permitais que novamente vos afaste de mim. Não deixará o inferno
de tentar-me; mas vós sois mais poderoso que ele. Bem sei que não me apartarei
jamais de vós se a vós sempre me recomendar. Esta é a graça que vos suplico:
que sempre me recomende a vós e vos implore como o faço agora, dizendo: Senhor,
ajudai-me; dai-me luz, força, perseverança... Dai-me o paraíso e, sobretudo,
concedei-me vosso amor, que é a verdadeira glória da alma. Amo-vos, Bondade
infinita, e quero sempre amar-vos. Ouvi-me, pelo amor de Cristo-Jesus...
Ó Maria, refúgio dos pecadores, socorrei a um
pecador que quer amar a Deus!
PONTO III
O pecador injuria, desonra a Deus, e, no que
toca sua parte, o 49 cobre de amargura, pois não há amargura mais sensível do
que ver-se pago com ingratidão pela pessoa amada em extremo favorecida. E a que
se atreve o pecador?... Ofende ao Deus que o criou e tanto o amou, que deu por
seu amor o sangue e a vida. E o homem o expulsa de seu coração ao cometer um
pecado mortal. Deus habita na alma que o ama.
“Se alguém me ama... meu Pai o amará, e viremos
a ele e faremos nele nossa morada” (Jo 14,23). Notai a expressão faremos
morada; Deus vem a essa alma e nela fixa sua mansão; de sorte que não a deixa,
a não ser que a alma o expulse. “Não abandona se não é abandonado”, como diz o
Concílio de Trento. E já que sabeis, Senhor, que aquele ingrato há de
expulsar-vos, por que não o deixais desde já? Abandonai-o, parti antes que vos
faça tão grande ofensa... Não, diz o Senhor; não quero deixá-lo, senão esperar
que ele formalmente me despeça.
Assim, quando a alma consente no pecado, diz
a seu Deus: Senhor, apartai-vos de mim (Jo 31,14). Não o diz por palavras, mas
de fato, como adverte São Gregório. Bem sabe o pecador que Deus não pode
harmonizar com o pecado. Bem vê que, pecando, obriga Deus a afastar-se dele.
Rigorosamente, é como se lhe dissesse: Já que não, podeis ficar com meu pecado
e tendes de afastar-vos de mim, — ide quando vos aprouver. E expulsando a Deus
da alma, deixa entrar o inimigo que dela toma posse. Pela mesma porta por onde
sai Deus, entra o demônio. “Então vai, e leva consigo outros sete espíritos
piores do que ele, entram e moram ali” (Mt 12,45). Ao batizar-se um menino, o
sacerdote exorciza o inimigo, dizendo-lhe: “Sai daqui, espírito imundo, e dá
lugar ao Espírito Santo”; porque a alma do batizado, ao receber a graça,
converte-se em templo de Deus (1Cor 3,16). Quando, porém, o homem consente no
pecado, efetua precisamente o contrário, dizendo a Deus, que reside na sua
alma: “Sai daqui, Senhor, e cede lugar ao demônio”. É disto de que se queixa o
Senhor a Santa Brígida quando lhe diz que, ao despedi-lo, o pecador procedia
como aqueles que expulsassem o seu rei do próprio trono: “Sou como um rei
banido de seu próprio reino, elegendo-se em meu lugar um péssimo ladrão...” Que
mágoa não sentiríeis se recebêsseis grave ofensa duma pessoa, a quem tivésseis
feito grande benefício? Esta mesma mágoa causais a Deus, que chegou a dar sua
vida para vos salvar. Clama o Senhor a dar sua vida para vos salvar. Clama o
Senhor à terra e ao céu para que se compadeçam dele à vista da ingratidão com
que o tratam os pecadores: “Ouvi, ó céus; tu, ó terra, escuta... Filhos criei e
engrandeci...
mas eles me desprezaram” (Is 1,2). Em suma,
os pecadores afligem com seus pecados o coração do Senhor... (Is 63,10) Deus
não está sujeito à dor, mas — como disse o Padre Medina — se fosse suscetível
de sofrer, um só pecado mortal bastaria para o fazer morrer, pelo infinito
pesar que lhe causaria. Assim, pois, afirma São Bernardo, “o pecado, quanto em
si é, dá morte a Deus”. De modo que o pecador, ao cometer um pecado mortal,
fere, por assim dizer, a seu Senhor, e nada omite para tirar-lhe a vida, se
pudesse (Sl 30,4). Segundo a expressão de São Paulo, calca aos pés o Filho de
Deus (Hb 10,29), e despreza tudo o que Jesus Cristo fez e sofreu para tirar o
pecado do mundo.
AFETOS E SÚPLICAS
Assim, meu Redentor, todas as vezes em que
pequei vos expulsei de minha alma, e fiz tudo para vos tirar a vida, se
pudésseis morrer.
Ouço-vos dizer: “Que mal te fiz ou em que te
contristei para me causares tanto desgostos... Perguntais-me, Senhor, que mal
me fizestes?...
Destes-me o ser, morrestes por mim: é este o
mal que me haveis feito!...
Que hei de responder?... Confesso, Senhor,
que mereci mil vezes o inferno, e que mui justamente já me poderíeis ter
condenado a ele.
Lembrai-vos, porém, do amor que vos fez
morrer por mim na cruz; lembrai-vos do sangue que por meu amor derramastes,
tende compaixão de mim... Mas já sei, Senhor: não quereis que desespere, e me
dizeis que estais à porta de meu coração (deste coração que vos expulsou), e
que bateis nele com vossas inspirações para entrar, pedindo-me que vos abra...
(Ap 3,20; Ct 5,2). Sim, meu Jesus, estou resolvido a apartar-me do pecado;
dói-me de todo o coração de vos ter ofendido e vos amo sobre todas as coisas.
Entrai, meu amor; a porta está aberta; entrai, e não vos afasteis mais de mim.
Abrasai-me com vosso amor, e não permitais que torne a separar-me de vós...
Não, meu Deus, não queremos mais separar-nos. Abraço-vos e aperto-vos a meu
coração...
Dai-me a santa perseverança....
Maria, minha Mãe, socorrei-me sempre; rogai
por mim a Jesus, e alcançai-me a dita de jamais perder a sua graça.
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