domingo, 19 de fevereiro de 2017

CARTA ABERTA AO REVERENDÍSSIMO CARDEAL DOM ODILO SCHERER SOBRE O CARNAVAL COM N. SRA. APARECIDA



CARTA ABERTA AO REVERENDÍSSIMO CARDEAL DOM ODILO SCHERER

Niterói, 19 de Janeiro de 2017

Estimada Excelência,

Venho por meio desta fazer um apelo público ao senhor diante do fato anunciado em que a imagem da Virgem Maria será usada por uma escola de samba Unidos de Vila Maria/SP em pleno carnaval.

Assim trago a público esse apelo ao senhor apoiado no Cân. 212* — § 3. Os fiéis, segundo a ciência, a competência e a proeminência de que desfrutam, têm o direito e mesmo por vezes o dever, de manifestar aos sagrados Pastores a sua opinião acerca das coisas atinentes ao bem da Igreja, e de a exporem aos restantes fiéis, salva a integridade da fé e dos costumes, a reverência devida aos Pastores, e tendo em conta a utilidade comum e a dignidade das pessoas.

Pretendo com este ato público proporcionar algumas elucidações no que tange o caso e questionar a posição de Vossa Excelência no caso específico.

Primeiramente gostaria de refrescar a memória de V.Ex.ª a respeito desse intuito carnavalesco que teve início na década de 80 com Joãozinho Trinta e desde então foram inúmeras tentativas das escolas de samba realizarem aquilo que estamos por ver acontecer daqui alguns dias mediante a aprovação e apoio de V.Ex.ª.

Segue abaixo as tentativas de profanação impedidas pela Igreja:
1- Em 1989 a escola de samba Beija-Flor/RJ, foi impedida de entrar na sapucaí com o Cristo Redentor;
2- Em 2000 a escola de samba Unidos da Tijuca/RJ, foi impedida pela Igreja Católica de entrar na Sapucaí com uma imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança;
3- Em 2006 a escola de samba Mocidade/RJ, teve que descaracterizar duas imagens de Nossa Senhora;
4- Em 2011 outra vez a escola de samba Beija-Flor/RJ, ao retratar a religiosidade do cantor Roberto Carlos, teve que mudar composições nos carros alegóricos

Em suma, todos os casos acima citados foram impedidos pela própria Igreja Católica de serem realizados.

Aproveito a oportunidade desta carta ser aberta para elucidar também ao povo católico de modo particular a posição de inúmeros santos que alertavam a respeito do carnaval começando por Santo Afonso Maria de Ligório (Bispo e Doutor da Igreja) e demais santos que neste período ocupavam-se com atos de desagravo, como o recolhimento, à penitência, à oração, às vigílias e enfim multiplicavam os atos de amor, de adoração e de louvor para com o nosso Bem-Amado Jesus Cristo. Como Santa Maria Madalena de Pazzi que passava as noites inteiras diante do Santíssimo Sacramento, oferecendo a Deus o Sangue de Jesus Cristo pelos pobres pecadores. O bem-aventurado Henrique Suso guardava um jejum rigoroso a fim de expiar as intemperanças cometidas. São Carlos Borromeu castigava o seu corpo com disciplinas e penitências extraordinárias. Enfim, teríamos muitos outros testemunhos, mas dentre todos gostaria de chamar atenção do povo católico e de V.Ex.ª, para o exemplo de São Filipe Neri, que convocava o povo para visitar com ele os santuários e praticar exercícios de devoção! Veja, São Felipe Neri tirava o povo do carnaval e levava para os santuários, ou seja, ele fazia exatamente o contrário do que V.Ex.ª faz nesse momento ao aprovar que a Imagem da Virgem Maria seja colocada como ícone de uma escola de samba em plena festividade profana como é o Carnaval!

Já concluindo, exponho a seguir alguns questionamentos a V.Ex.ª Dom Odilo Scherer:

1 - Todos os impedimentos realizados pela Igreja Católica contra as escolas de samba nos casos mencionados nesta carta foram impedidos erroneamente?

2 - Qual diferença circunstancial existe para fazer que este caso em específico se diferencie dos demais mencionados acima?

3 - Tendo todos os escritos dos santos a respeito do carnaval e os atos de desagravo em virtude especial desta festividade, por si só não comprova que a Fé Católica jamais poderia ter qualquer tipo de comunhão com essa festividade profana?

4 - Porque ao invés de permitir que a imagem da Virgem Maria seja colocada como ícone dentro de uma festividade profana como é o carnaval. A Igreja Católica não toma a iniciativa de "homenageá-la" com a devida honra e dignidade, realizando por meio da intercessão dEla um ato de desagravo ao Sagrado Coração de Jesus em amplitude nacional no decorrer de todo período de Carnaval?

Sem mais a dizer, com um coração profundamente contrito, súplico a V.Ex.ª Dom Odilo Scherer que leve em consideração essas palavras, a qual creiod ser também as mesmas de inúmeros católicos comprometidos com a Santa Madre Igreja e que neste momento estão complemente estarrecidos com o caso em si.

Como disse São Josemaria Escrivá: "Não tenhas medo à verdade, ainda que a verdade te acarrete a morte (Caminho, n. 34)

Sua benção Dom Odilo Scherer

At, José Henrique Naegele.
____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário